5 informações que não podem faltar no rótulo do seu produto.

Descubra quais são as informações obrigatórias na rotulagem nutricional.

Categoria: blog.Categoria.None
by: Vitória Mauad


Os rótulos são essenciais para a comunicação entre produtos e consumidores. Por isso, é necessário que suas informações sejam claras e possam ser utilizadas para orientar na escolha adequada de alimentos. Saiba quais são as principais informações que devem obrigatoriamente estar presentes no rótulo do seu produto, bem como as normas da ANVISA relacionadas. 

 


Rotulagem Nutricional

 

A importância da Rotulagem.

    No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA é o órgão responsável pela regulação da rotulagem de alimentos, estabelecendo as informações que um rótulo deve conter, visando a garantia de qualidade do produto e a saúde do consumidor.

Para saber mais veja a cartilha da ANVISA sobre rotulagem.

    Só para se ter noção, aproximadamente 70% das pessoas consultam os rótulos dos alimentos no momento da compra, segundo dados levantados pelo Ministério da Saúde, tornando-se, assim, um diferencial para a escolha do cliente.

    Além disso, o rótulo também é imprescindível para que produtores possam comercializar alimentos em restaurantes e mercados. Assim, a rotulagem não só evita multas, como também pode aumentar o faturamento.

   E o que muda com a obrigatoriedade da rotulagem? Com a publicação das normas que tornam obrigatória a declaração do conteúdo nutricional dos alimentos, denominada de rotulagem nutricional, as informações contidas nos rótulos passam a ser ainda mais complexas, exigindo maior domínio durante sua execução.

 

Quais informações o meu rótulo deve conter?

  • Lista de ingredientes

Informa os ingredientes que compõem o produto. A lista de ingredientes deve estar em ordem decrescente, isto é, o primeiro ingrediente é aquele que está em maior quantidade no produto e o último em menor quantidade. Alimentos de ingredientes únicos como açúcar, café, farinha de mandioca, leite, vinagre não precisam apresentar lista de ingredientes.

 

  • Prazo de validade

Serve para o fabricante informar ao consumidor em quanto tempo o produto estará apto para ser consumido, de modo que suas características (odor, sabor e cor) estejam apropriadas e não causem danos à saúde. Os produtos devem apresentar pelo menos o dia e o mês quando o prazo de validade for inferior a três meses; o mês e ano para produtos que tenham prazo de validade superior a três meses.

 

  • Origem/Lote

Permite que o consumidor saiba quem é o fabricante do produto e onde ele foi fabricado. São informações importantes para o consumidor saber qual a procedência do produto e entrar em contato com o fabricante se for necessário. Já o lote é um número que faz parte do controle na produção. Caso haja algum problema, o produto pode ser recolhido ou analisado pelo lote ao qual pertence.

 

  • Informação nutricional obrigatória

É a tabela nutricional. Normalmente é a parte no rótulo que mais gera dúvidas nos consumidores na hora da compra, sendo um diferencial quando bem realizada. Sua leitura é importante porque as informações nutricionais propiciam a escolha adequada de alimentos. Dentro da tabela encontramos a porção, medida caseira, valores diários, valor energético, macronutrientes e micronutrientes.

 

  • Conteúdo líquido

Indica a quantidade total de produto contido na embalagem. O valor deve ser expresso em unidade de massa (quilo) ou volume (litro).

 

Aplicações e normas

    A rotulagem técnica se aplica a todos os alimentos e bebidas produzidos, comercializados e embalados na ausência do cliente e prontos para oferta ao consumidor. A tabela nutricional é uma exigência da ANVISA para produtos alimentícios. Sem as informações nutricionais o produto não pode ser comercializado em supermercados, padarias e outros estabelecimentos.

 

Ficou interessado e quer saber como rotular seu produto? Entre em contato com a NuTEQ para que possamos esclarecer todas as suas dúvidas.Você também pode solicitar um orçamento totalmente gratuito clicando aqui.