3 maneiras de reutilizar descartáveis

Conheças algumas formas curiosas de reutilizar descartáveis na sua empresa.

Categoria: blog.Categoria.None
by: Rodrigo Flor

A priori, os produtos classificados como “descartáveis” têm como objetivo a utilização em curto prazo para que em seguida sejam descartados, reciclados ou reutilizados.

Com isso, esses produtos viraram tendência e de certa forma até necessidade em um mundo que busca a sustentabilidade junto ao crescimento econômico, pois são baratos de produzir, fáceis de comercializar, simples para descartar e de suma importância, por exemplo, na área da saúde com tocas e máscaras descartáveis.

Entretanto, quando falamos de outros locais que utilizam em larga escala esses matérias como escritórios e firmas, podemos analisar que nem sempre o foco dever ser só em reciclar e/ou reutilizar, mas sim, pensar em mitigar o uso para que em seguida façamos valer da reciclagem e/ou do reuso como complementos em resposta àquela quantidade – já reduzida – que usamos.

    • Qual a diferença de reutilizar e reciclar?

A diferença entre reutilizar e reciclar consiste primeiramente no fato que: no primeiro, às vezes, altera-se as propriedades físicas, já as químicas não, e o segundo se altera tanto as físicas quanto as químicas.

Além disso, a reciclagem, como o próprio nome já diz, tem o intuito de reintroduzir certo resíduo no ciclo produtivo, servindo como matéria-prima para a produção de outro item.

Por fim, o reuso tem como propósito utilizar novamente algum produto, podendo ser com a mesma função ou não, podendo alterar apenas sua aparência.

Agora, confira algumas maneiras criativas de reutilizar os descartáveis do seu dia a dia!

    1. Guardando utensílios

Uma ideia muito interessante é utilizar garrafas de produtos de limpeza que são comprados mensalmente, para que sejam reutilizadas na confecção de separadores para clipes, lápis, canetas, alfinetes e demais utensílios de escritório.

Em decorrência disso, você deve estar pensando: “isso dá muito trabalho” ou “vou perder tempo demais”. Mas, na verdade, esta prática é bem simples e não deve ser encarada como “perda de tempo”, já que, segundo o Fundo Mundial para a Natureza (WWF), em 2019 o Brasil foi o 4º maior produtor de plástico do mundo, mas somente 1,2% foi reciclado, o que é bem abaixo da média mundial (9%), ou seja, objetiva auxiliar sua empresa junto ao meio em que vivemos, dessa forma, achando novas utilidades para itens que, costumeiramente, seriam jogados fora.

Ademais, tudo isso pode vir a se tornar uma atividade em família, visto que é perfeita para uma maior interação, desenvolvendo tanto a coordenação motora como a criatividade dos envolvidos.

Agora, os matérias que serão utilizados são basicamente: garrafa PET ou PEAD (geralmente encontrados em garrafas de produtos de limpeza), tesoura e um marcador para fazer o contorno facilitando o corte. Fora isso, alguns itens podem vir a auxiliar tanto na execução como na estética, sendo esses o estilete, cola quente e tinta em spray para decoração ou acrílica.

    2. Decorando mesas e estantes

Segundo a Growth From Knowledge (GfK), empresa alemã especializada em estudos de mercado, 76% dos consumidores esperam que as marcas tenham compromisso ecológico.

Tendo isso em vista, aderir à empresa itens que mostrem a preocupação, e mais que isso, a criatividade para com a utilização de produtos descartáveis atrairá a atenção das pessoas e trará bons resultados para o meio ambiente.

Nesse sentido, algumas ideias seriam a criação de vasos para flores ou arranjos de mesa que acabam sendo simples e que trazem uma vida para o ambiente.

Para a confecção disto, materiais básicos são necessários, como: garrafas PET ou PEAD, cola quente, flores (artificiais ou naturais dependendo na estrutura do item feito e da sua preferência), tesoura, tinta em spray para decoração ou acrílica e um pouco de areia caso queira deixar o objeto com um peso maior. 

Além de tudo, utilizar-se de uma decoração reutilizada que, por sinal, pode ir bem além dos descartáveis com o uso de caixas de madeira, pallets ou até garrafas de vidro, pode ajudar sua empresa com o marketing, divulgando essas iniciativas e mostrando como está se contribuindo com a sustentabilidade.

Ficou curioso(a) a respeito desse “marketing sustentável”? Da uma olhada no nosso conteúdo sobre o assunto!

    3. Decorando ambientes

Uma outra maneira de chamar atenção dos clientes com a decoração do ambiente é utilizando quadros de parede. Esses podem variar de tamanho, coloração e formato de acordo com seu desejo.

Dessa vez, como sugestão de material, as tampas de garrafas fazem muito bem o trabalho. Diversificando a coloração (ainda mais com a utilização de tintas), iluminação e até textura do quadro. Sobretudo, uma combinação de várias tampas faz a obra aparentar ser feita com pastilhas decorativas ou até mesmo com botões. 

Mais uma dica seria pintar o quadro com cores especificas antes de colar as tampas, auxiliando ainda mais no preenchimento e na beleza.

Para essa vez, os objetos básicos são cola quente e tinta, sendo assim bem mais simples e rápido de ser feito.

Outro benefício da decoração além de trazer identidade e vida ao local, segundo Linda Slowik, professora de psicologia da Universidade de Detroit (EUA) com doutorado em Psicologia Industrial/Organizacional, decorar o ambiente pode dar uma ideia sobre a personalidade dos funcionários, além de os fazer sentir melhor com o local. Ou seja, decorar seu ambiente com esses materiais não só irá mostrar quem é sua empresa e como ela pensa, como também mostrará quem forma aquela empresa.

Assim, empresas com uma cultura organizacional forte trazem maiores resultados, ainda mais se quem consome os serviços ou produtos percebe que está confiando em indivíduos capacitados e bem organizados.

Ao final de tudo, vale lembrar que o principio dos 5R’s (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar) não deve ser deixado de lado e principalmente os ideais de “repensar” e “reduzir” devem ser vistos com mais atenção, para que, por exemplo, a quantidade de itens plásticos diminua (este que leva cerca de 400 anos para decompor) e possamos viver um mundo mais sustentável e equilibrado.

Gostou das dicas? Quer saber um pouco mais sobre o assunto e como gerenciar outros resíduos gerados? Então não perca tempo e entre em contato conosco pelo email - contato@nuteq.com.br - ou pelo telefone - (84) 99620-6964. Um de nossos consultores estará a sua espera para trazer os melhores resultados para a sua empresa.

Veja textos relacionados: