Qual a importância do rótulo de produto?

Entenda porque ter o rótulo dos seus produtos.

Categoria: blog.Categoria.None
by: Milson Bruno

Atualmente, o mercado de alimentos está cada vez mais competitivo, para se ter noção, segundo os dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos - ABIA a indústria de alimentos passou por um aumento de faturamento de 6,7 %, em 2019.

A associação também informa que o crescimento do mercado varejista, no mesmo ano, foi de 5,9%. Esses dados, só ressaltam que o seu produto necessita de um diferencial em meio a um mercado tão competitivo e, o rotulo de produtos é um ótimo passo para se começar.

Antes de falarmos da importância dos rótulos, é preciso saber o que é um rótulo de produto?

De acordo com a RDC nº 259/2002, da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o rótulo seria: “toda inscrição, legenda, imagem ou toda matéria descritiva ou gráfica, escrita, impressa, estampada, gravada em relevo ou litografada ou colada sobre a embalagem do alimento”.

O rótulo e rotulagem são coisas diferentes, embora tenham nomes semelhantes a rotulagem é, basicamente, o ato de criar o rótulo.

 

Importância do rótulo

Tendo em vista a definição de rótulo, fica fácil perceber que ele é o que vai dar a “cara” a seu produto. Ele vai ser responsável pela aparência do seu produto e pela atratividade, sendo assim, boa parte do sucesso do seu produto está no rótulo.

Por exemplo, uma pessoa que sai para fazer compras, mesmos que ela já tenha uma lista pré-definida do que ela vai comprar, ao se deparar com um produto que tenha um visual chamativo e atrativo, fará com que ela se interesse pelo produto, isso aumenta as chances de compra.

Desse modo, um rótulo bem feito gera uma valorização enorme para a sua marca, aliado isso a qualidade do seu produto, os consumidores terão uma boa impressão do produto e, consequentemente, da marca.

Um consumidor que nunca experimentou o seu produto ou que compra de outro fabricante, apenas será convencido a comprar o produto da sua marca se o rótulo fizer a diferença, se analisarmos que ele não poderá julgar a qualidade deste pelo sabor. Então, nesse caso, a primeira impressão é o que conta.

 

Rotulagem nutricional de alimentos

A rotulagem nutricional de alimentos é a parte mais importante do rótulo, é nela que o consumidor encontra as informações nutricionais de um alimento, seus ingredientes, principais nutrientes e valor energético.

Muitos produtos têm apenas um rótulo que apresenta sua marca, mas não informam a principal parte do produto, sua composição.

1. Quais produtos devem conter rotulagem nutricional de alimentos?

Segundo a ANVISA, “Os alimentos produzidos, comercializados e embalados na ausência do cliente e prontos para serem oferecidos aos consumidores. Os ingredientes e matérias-primas alimentares para fins industriais não terão a obrigatoriedade de declaração da informação nutricional”.

Para mais informações sobre a rotulagem nutricional de alimentos clique aqui.

 

2. Como deve constar as informações no rótulo?

É necessário que essa parte do rótulo contenha algumas informações que vão bastante além de apenas uma mera apresentação de sua marca. Nela, devem estar descritas, basicamente, as seguintes informações:

Tabela nutricional: Na tabela nutricional devem estar descritos os macronutrientes que são os carboidratos, as proteínas, as gorduras (estas, geralmente, estão divididas em gorduras totais, gorduras saturadas e gorduras trans), além da quantidade de fibra alimentar, valor diário (VD), em porcentagem, valor energético (kcal e kj) e sódio. Tudo isso relacionado a uma certa quantidade por porção em gramas ou mililitros e relacionado a sua medida caseira.

Lista de ingredientes: Essa lista deve conter todos os ingredientes que foram usados na fabricação do produto, por ordem decrescente de quantidade.

Declaração de alergênicos: Nesta parte, deve-se declarar os alergênicos que fazem parte da composição do produto. Esses alergênicos precisam ser declarados conforme a RDC n° 26/2015.

 

3. Qual a importância da rotulagem nutricional de alimentos?

Um rótulo é o principal meio de comunicação entre o produto e as pessoas que o consomem. Sendo assim, ele é um fator primordial a ser levado em consideração pelo consumidor na hora da compra e deve ser responsável por gerar bem-estar ao consumidor.

Portanto, um produto com uma rotulagem nutricional favorece uma relação de segurança entre consumidor e marca, pois, demostra que a empresa se preocupa com o bem-estar do cliente ao declarar as informações nutricionais e ingredientes que compõem o produto.

Outro ponto importante, é que seu produto só pode ser comercializado em varejo se tiver rotulagem nutricional, conforme já citado anteriormente. Podendo acarretar em multas a comercialização desses produtos sem essas informações.

 

4. Quais as vantagens de ter a rotulagem nutricional de alimentos?

Baixo custo quando comparado ao impacto que ele causa;

Aumento da credibilidade e confiabilidade do produto;

Fornece segurança para o cliente por ele saber o que está consumindo;

Expande e aumenta o nível de competitividade no mercado;

Regularização com as normais da ANVISA.

 

5. Como saber se é necessário obter essa rotulagem nutricional?

Quando há o desejo de comercializar o produto em varejo e ele for produzido para consumidores;

Quando se acredita que o produto contém informações equivocadas;

Quando deseja-se expandir o mercado ou tornar o produto mais competitivo.

 

6. Quais cuidados se deve ter com a rotulagem nutricional de alimentos?

Como já citado anteriormente, a rotulagem nutricional de alimentos agrega bastante valor ao produto, porém vários cuidados devem ser tomados em relação a declaração dessas informações.

Produtos com erros nas informações nutricionais, principalmente em relação a declaração de alergênicos, podem gerar multas altíssimas e prejudicar o andamento do seu negócio, além de abalar a credibilidade da sua marca.

Procurar empresas especializadas nesse ramo é a atitude ideal que você deve tomar para assegurar a qualidade e segurança do produto, fugindo assim de multas e mantendo a integridade do seu produto e da sua marca.

 

Concluímos que, tendo em vista todo o conteúdo abordado nesse texto, é indiscutível como é importante o rótulo de produto, de forma geral, incluindo sua principal parte, a rotulagem nutricional de alimentos.

A NuTEQ, é uma empresa especializada em serviços na área de alimentos, que busca cada vez mais, ajudar empreendedores a se desenvolver no mercado, transformar realidades e realizar sonhos, por meio da excelência em execução dos nossos serviços.

Gostou desse post? Ainda tem dúvidas? Fale com um de nossos consultores entrando em contato pelo email - contato@nuteq.com.br ou pelo whatsapp - (84) 99967-2250.

Veja textos relacionados: